digitação cromática para gaita transmontana
(sorry fellow english language readers, this topic is somewhat local so it’s in portuguese)
o exemplo musical de hoje demonstra a digitação cromática. foi a primeira vez que vi usado numa música, apesar de ser principalmente para um bend tipo blue note.
já tinha escrito sobre os fabricantes da minha gaita. recentemente almocei com eles (e muitos outros gaiteiros) e confirmei com o Vitor: o ponteiro transmontano deles é cromático. decidi anotar todas as notas que consigo dar. como é normal, é preciso algum trabalho de palheta e nem todas as notas estarão perfeitas, mas aqui está a digitação que encontrei:
fiquei surpreendido por se conseguir fazer cruzado no Si grave (com o mindinho), é um cruzado que nunca tinha visto antes! no diagrama não transpus a escala, deixei com as notas reais (uma oitava abaixo), ainda que possa ser escrito noutro menor qualquer. o próximo passo é descobrir qual a digitação para a escala de Si bemol maior (só tem o Si bemol e o Mi bemol). Considerando que a sensível está subida meio tom, não dá para usar o “truque” de afinar o ronco uma nota abaixo e tocar em mixolídio, subindo a 7ª, portanto será necessário fazer os cruzados.